Ásia

Ásia

Países e mapa

A Ásia, o maior e mais populoso dos continentes limita-se ao norte com o oceano Ártico e a oeste com a Europa através da costa mediterrânea da Turquia, dos estreitos de Bósforo e Dardanelos, dos mares Negro, Cáspio e de Azov, do rio Kuma e dos montes Urais; e com a África, pelo istmo de Suez, o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho. Ao sul, limita-se com o oceano Índico e a leste com o mar de Bering, e os mares do Japão, Amarelo, da China Oriental e da China Meridional, todos no oceano Pacífico.

Clique no mapa abaixo para ter mais informações sobre cada um dos países e leia também sobre o relevo, vegetação e população da Ásia.


Ásia - países e mapa

 

Filipeinas Taiwan Coreia do Sul Coreia do Norte Cingapura Malasia Tailandia Tailandia Camboja Camboja Vietna Laos Miama Miama Nepal Maldivas Sri Lanka Sri Lanka Emirados Arabes Emirados Arabes Bangladesh Bangladesh Oman yemen Catar Catar Kuait Kuait Bahrain Arabia Saudita Israel Jordania Jordania Iraque Ira Afeganistao Paquistao India Nepal Butao Libano Siria Turquia Armenia Armenia Georgia Azerbaijao Azerbaijao Turcomenistao Turcomenistao Tadjiquistao Tadjiquistao Uzbequistao Uzbequistao Quirquistao Quirquistao Casaquistao China Mongolia Japao Russia

Relevo, clima, hidrografia e população

A Ásia, maior continente do mundo, tem cerca de 44,5 milhões de km2. Seus pontos extremos no eixo leste-oeste são, ao leste, o estreito de Bering, e ao oeste a cadeia do Cáucaso e os montes Urais que o separam da Europa, além dos mares Cáspio, Egeu, Negro e Mediterrâneo. Ao norte, a Ásia é banhada pelo oceano Glacial Ártico e ao sul pelos oceanos Índico e Pacífico. As terras da Ásia estão compreendidas entre as zonas tropical, subtropical, temperada e polar. Por sua imensa extensão no sentido longitudinal, a Ásia apresenta enormes diferenças de fuso horário em seu território. Os altos planaltos asiáticos compreendem as maiores altitudes do mundo: localizados na zona central da Ásia, os do Tibete, por exemplo, apresentam altitude máxima em cerca de 5.000 metros.

Esse planalto é cercado de um cinturão de cadeias montanhosas como o Himalaia, que contorna o Tibete, apresentando altitude máxima de 8.840 metros, no monte Everest. O Himalaia apresenta cerca de 3.000 quilômetros em sua extensão. Acredita-se que o território correspondente à Índia, outrora separado do restante da Ásia, aproximou-se da área continental, ocorrendo um choque que teria resultado nos dobramentos terciários de que o Himalaia é formado.

A Ásia pode ser dividida em grandes áreas geográfico-culturais: Ásia Central, Caúcaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.


Relevo

Dois grandes conjuntos de cordilheiras podem ser destacados: o primeiro estende-se de Anatólia até o Pamir, compreendendo as montanhas do Cáucaso, os montes Zagros, o Hindu Kush, o Kolima e o Himalaia. A outra linha de cordilheiras é formada pelos montes Urais e pelas montanhas de Nova Zembla. Ao sul, existem planaltos e planícies importantes, como os planaltos da Arábia, do Irã e do Deccan; e as planícies da Mesopotâmia e os vales do Indo e do Mekong.

A região central é ocupada pelos planaltos do Tibete e da Mongólia, as estepes do Casaquistão e do Quirguistão, o deserto de Gobi e as planícies do norte da China.

Ao norte, a região é composta pela planície siberiana e pelo planalto de Kolima.

Hidrografia

O norte do continente é cortado pelos grandes rios siberianos: Ob, Ienissei, Lena e Kolima, que desaguam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano. Na Ásia Central, encontram-se bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Daria, que desembocam no mar de Aral.

Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates.

Clima

Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite. O regime das monções determina as condições climáticas das regiões meridionais e orientais.

Flora e fauna

A cobertura vegetal do continental ao norte é constituída pela tundra. Ao sul encontra-se a região coberta por bosques de coníferas. Estepes e grandes regiões desérticas predominam no sul da Sibéria e na Ásia central. As chuvas periódicas na Índia, China, Indochina e Indonésia favorecem o desenvolvimento de florestas tropicais e da vegetação de savana.

A vida animal do continente asiático é muito rica. Ursos-brancos, renas e diversos animais de peles raras como as focas, martas, lontras e arminhos deslocam-se para a região no verão, vindos da zona da taiga onde vivem alces, cervos, ursos-pardos, linces e lebres. Nas estepes e nos desertos habitam antílopes, gazelas, cabras, ovelhas, camelos, lobos, hienas e vários tipos de répteis. Leopardos e marmotas são encontrados nas terras altas da Ásia Central, enquanto aves tropicais e diversas espécies de ursos e de tigres habitam a área de monções. Na Índia, vivem também elefantes, crocodilos e cobras.

Composição étnica

A população asiática pertence a três grandes grupos étnicos: o caucasiano (brancos), o mongolóide (amarelos) e o negróide ou melanóide.

Línguas

Os mais importantes grupos lingüísticos são o eslavo (russo), o japonês, o coreano, as línguas semíticas, o iraniano, as línguas indo-arianas do Hindustão, as dravídicas do sul da Índia, as sino-tibeteanas (chinês), as malaio-polinésias, e as austro-asiáticas (vietnamita).

Oriente médio, extremo oriente e outras regiões

Para efeitos de estudo, a Ásia pode ser dividida em subregiões geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.

Ásia Central

É uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irã e Afeganistão e o sul da Sibéria.

Nunca houve uma demarcação oficial da área. As mudanças constantes de clima na região forçaram grandes movimentos migratórios de seus habitantes, o que trouxe tribos indo-européias e hunos para o oeste; arianos e turcos para o norte, entre outros.

A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Isso ocorreu somente durante o período de dominação mongol no século 13.

Atualmente, a área abrange os seguintes países: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão. Esta região tambem é conhecida como Turquistão (exceto o Tadjiquistão) o que quer dizer "terra dos turcos" ou turcomanos.

Cáucaso

é uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental entre o mar Negro e o mar Cáspio, que inclui a cordilheira do Cáucaso e as planícies adjacentes. As vezes é considerado parte da Ásia Central.

As nações independentes situadas no Cáucaso incluem a Rússia, Geórgia, Armênia e o Azerbaijão. Grandes áreas não independentes incluem Ossétia, Chechênia, Ingúchia e o Daguestão, entre outras (todas da Rússia). O Cáucaso é uma das mais variadas regiões do mundo, tanto lingüisticamente como culturalmente.

Extremo Oriente

Tem uma área de aproximadamente 6,64 milhões de quilômetros quadrados e ocupa perto de 15% do continente asiático. Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan.

Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.

Com mais de 1,500 milhões de habitantes, a região do Extremo Oriente concentra cerca de 40% de todos os asiáticos e um quarto da população do mundo. A densidade populacional no Extremo Oriente é de 210 habitantes por quilômetros quadrados, ou seja, mais de cinco vezes a média mundial.

Indochina

É o termo que designa uma região do sudeste asiático, incluindo Vietnã, Laos, Camboja, e, às vezes, Tailândia e Mianmar, a antiga Birmânia.

O termo foi dado pelos franceses, que assim designaram sua colônia que compreendia os atuais países do Vietnã, Laos e Camboja

Oriente Médio

Em árabe, Mashrek. É o território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia e uma pequena parte da África.

Não há fronteiras precisas. Geralmente, no Oriente Médio incluem-se Bahrein, Egito (que faz parte da África), Irã, Turquia, Iraque, Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordânia, Israel, Jordânia, Kuait, Líbano, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.

Os países da região africana do Magreb (Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia) são freqüentemente associados ao Oriente Médio devido às ligações históricas, culturais e religiosas (islamismo), tal como o Sudão. Os países africanos Mauritânia e Somália compartilham tradição religiosa e cultural similar. A Turquia e o Chipre, apesar de geograficamente próximos, são normalmente considerados mais próximos da Europa.

Sibéria

É uma vasta região da Rússia e do norte do Cazaquistão, integralmente no norte da Ásia, estendendo-se dos Urais ao oceano Pacífico e para sul desde o oceano Ártico até aos montes do centro-norte do Cazaquistão e até a fronteira com a Mongólia e China.

Subcontinente indiano (ou Industão):

É a região peninsular do Sul da Ásia onde se situam os estados da Índia, Paquistão, Afeganistão e Bangladesh, bem como partes do Nepal e Butão. A ilha do Sri Lanka pode também ser considerada como pertencente ao subcontinente.

A noção de subcontinente baseia-se, geograficamente, no fato de que esta região está numa placa tectônica própria, separada do resto da Ásia. A parte sul do subcontinente forma uma enorme península enquanto que o norte é composto pela cordilheira do Himalaia, que atua como barreira geográfica e cultural com a China.

Sudeste asiático

É uma das grandes regiões geográfico-culturais da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.

São os seguintes os países agrupados nesta região: Brunei, Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnã, Cingapura e Indonésia (algumas das ilhas são normalmente consideradas parte da Oceania).

Estes países estão organizados na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).