Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 Geografia em geral




ONLINE
3






Total de visitas: 67014
comunidades.net
América do Norte

América do Norte

Mapa dos países

Na América do Norte estão localizados o Canadá, os México - que são países independentes -, além das Bermudas (uma colônia do Reino Unido), da Groenlândia (uma região autonoma dinamarquesa), e Saint-Pierre et Miquelon (um território ultramarino francês). Em 2005, a população total da América foi estimada em 434.800.000 de habitantes.

Clique no mapa abaixo para saber mais detalhes sobre cada um dos países, e veja também informações sobre o relevo, clima, vegetação e população da América do Norte.
Países da América do Norte - mapa


Clima, relevo, vegetação e população

A América do Norte é um subcontinente que compreende a porção setentrional do continente americano, que inclui ainda a América Central e a América do Sul. A América do Norte limita-se ao norte com o oceano Ártico, a leste com o Atlântico, a oeste com o Pacífico e ao sul com a América Central e o Caribe.

Relevo

O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.

As cordilheiras ocidentais dividem-se, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba (5.699m) e o Popocatepetl (5.451m), que fecham o planalto mexicano.

O ponto culminante é o monte McKinley (6.194m), no Alasca. As penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia, são os principais acidentes geográficos.

As maiores ilhas estão situadas ao norte: Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin.

Hidrografia

A principal característica do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de 250.000km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara.

O principal rio é o Mississippi, com uma bacia de 4.600.000km² que percorre os Estados Unidos de norte a sul, seus principais afluentes são o Missouri, o Arkansas e o Ohio. Nas encostas dos Apalaches nascem os rios Hudson, Delaware, Susquehanna e o Potomac, que deságuam no Atlântico. No oeste os rios mais importantes são o Colúmbia e o Colorado. No Canadá há vários lagos glaciais, como o Winnipeg, o Grande Lago do Urso, o Atabasca, o Manitoba e o Grande Lago do Escravo. Outros rios importantes são o São Lourenço, Frazer, Mackenzie e Nelson, no Canadá, e o Yukon, no Alasca . Entre os rios do México, o maior é o rio Grande.

Clima

As regiões próximas aos oceanos Pacífico e Atlântico recebem mais chuva, enquanto no interior o clima é mais seco e há ocorrência de desertos.

No México, o clima é condicionado pela altitude, com temperaturas mais elevadas e chuvas abundantes nas regiões até 1.300m de altitude e invernos rigorosos acima dos 1.900m. O litoral ártico do Canadá - do Alasca à baía de Hudson - apresenta baixos índices de precipitação, por estar oposto às influências polares. É comum ocorrerem mudanças bruscas de temperatura durante uma mesma estação, com a conseqüente formação de tufões no golfo do México ou nevoeiros e tempestades de neve nos Estados Unidos e Canadá.

Vegetação e Fauna

A tundra domina a região norte do Canadá, e é substituída progressivamente pela taiga e pela floresta de coníferas mais ao sul. Na porção central do continente, predominam as estepes ou pradarias. As florestas das montanhas Rochosas, a leste, possuem exemplares de sequóias; nos Apalaches são comuns o carvalho e o castanheiro.

A vegetação dos desertos cobre partes da Grande Bacia, entre as Rochosas e as cadeias Ocidentais. No México, existem áreas de florestas tropicais próximas dos oceanos Pacífico e Atlântico. A parte norte do país caracteriza-se pela vegetação típica do deserto.

A fauna é bastante variada. Renas, alces, ursos polares e cinzentos, focas e raposas azuis habitam as regiões meridionais. Na pradaria central americana podem ser encontrados o cervo, o puma e o bisão. O inseto mais característico é o gafanhoto. Os desertos do oeste são hábitat de roedores, répteis e coiotes. Nas florestas tropicais há macacos, esquilos, cobras e grande variedade de aves.

Composição étnica

A América do Norte possui uma grande variedade de tipos raciais e étnicos, decorrente da miscigenação dos indígenas que viviam no continente com os europeus e os negros africanos. No século 20, aumentou a imigração de asiáticos.

No Canadá e nos Estados Unidos, a maioria da população é de origem européia. A maior parte da população mexicana é mestiça de europeus e indígenas. A maioria dos groenlandeses provém da miscigenação de esquimós com os primitivos colonizadores dinamarqueses.

Línguas:

O inglês, falado nos Estados Unidos e no Canadá; o francês, no Canadá; e o espanhol, no México e nos Estados Unidos, são os principais idiomas. Entre as línguas ameríndias destacam-se o náuatle e o maia, no México; o sioux, nos Estados Unidos; o atapasco, no Canadá; e o esquimó, no Canadá e na Groenlândia.
nation2.com
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net